Associações de Sono no Bebé com perfil Intenso

O seu bebé precisa sempre do seu bonequinho para dormir? Adormece sempre a fazer festinhas no cabelo da mãe? Para adormecer necessita de embalo ou colo, em qualquer situação (sesta, sono noturno…)? Se respondeu que sim a alguma destas questões, significa que seu filhote pode ter uma associação de sono. O que significa isto? Como já depreendeu, apelidamos de associações de sono ao que o seu bebé/criança necessita sempre para o ato de adormecer, podendo ser várias coisas, desde o seu doudou, ao ruído branco, embalo, colo, chupeta, maminha.

Dividem-se em duas categorias:

Associações de sono positivas – como o boneco ou chuchar no dedo, não dependem de um estímulo externo para a criança adormecer.

Associações de sono negativas – quando requerem a presença dos pais, estímulo externo ou adormecer fora da cama, como no carro, por exemplo.

Algumas destas associações surgem por fases do desenvolvimento (amamentação) ou necessidade (deitar-se com a criança porque os pais estão cansados e têm de trabalhar). Normalmente surgem por volta dos 4 meses, quando ocorre a famosa regressão do sono típica da idade, e os pais começam a tentar de tudo para o bebé dormir.

Se a criança e os pais estão bem com a situação, não há necessidade em alterar estas associações, no entanto, com o tempo podem tornar se problemáticas. Isto porque o bebé pode ter vários despertares noturnos e requerer sempre a sua maneira habitual de adormecer. O exemplo maior prende-se com o embalo, pois à medida que a criança cresce, torna-se cada vez mais difícil de embalar por longos períodos de tempo (ai as nossas costas!). Outro exemplo passa pela amamentação, em que muitas vezes nos deparamos com mães exaustas por acordarem dezenas de vezes durante a noite para amamentar o bebé e desejam desistir (precocemente!) de amamentar, quando não há qualquer necessidade disso… basta apenas começar por limitar esta associação! Mais uma vez friso que esta limitação é apenas para quem atingiu um grande cansaço e insatisfação com a situação.

Nos bebés com perfil intenso, verificamos que estas associações de sono estão “intensamente” presentes! Sendo bebés com grande sensibilidade sensorial e emocional, requerem a presença do cuidador para adormecer, seja a embalar, dar colo, ou amamentar, na hora de deitar e nos despertares noturnos, levando os pais, muitas vezes, à exaustão.

Como podemos, então, contornar esta situação?

Os pais devem, lentamente e gradualmente, ir limitando a associação de sono do bebé. Ou seja, oferecer o estímulo para adormecer, mas retirar à medida que o bebé começa a ficar preparado para o sono. Fazer isto de uma forma consistente leva a bons resultados, mas que podem demorar semanas. No entanto, tudo se consegue e vale a pena, de forma a melhorar o sono de toda a família!

Por Ana Afonso Ferreira (@mysleepybaby.pt)

Cardiopneumologista na Equipa Best Intensity

One thought on “Associações de Sono no Bebé com perfil Intenso

  1. Cláudia

    Olá! Aqui acho que estamos nessa fase… Quando fez os 4m iniciamos uma fase complicada nas noites… Acorda quase de hora a hora, acabámos por ceder e cama com ele! Principalmente, porque temos outro menino de 4 anos e para não acordar com a berraria do mano, cedemos à cama e bar aberto à mama! Actualmente, e passadas 2 semanas estamos piores! Já nem o pai o consegue adormecer… Coisa que fazia sem problema! Estamos na fase da cama a noite quase toda…. Com a mamã à disposição sempre! Faço isto para facilitar e podermos descansar mas começo a ficar preocupada e não sei como dar a volta à questão! Ajuda precisa – se!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *